Allegro
Design Trintella 45
Flag Portugal
Sail Number POR8074

Our boat is a Trintella 45.
It is a Van de Stadt design built in 1986 by Anne Wever (Holland). She is a sloop with 13,72m LOA, 4,00m beam and 2,20m draft, weighing nearly 18 tons.
We found her in 2001 when looking for a Halberg Rassy 42 (Enderlein). But as she had some significant differences in relation to the HR we finally decided to buy her.
She is a strong and heavy boat, not a fast one. We are very satisfied with her.

Sailed ARC 2014 and currently sailing on World ARC.

29/05/2016

Allegro - QUINTA-FEIRA, 26 DE MAIO A DOMINGO, 29 DE MAIO DE 2016

10º a 13º dias da perna Bermuda - Faial.Estes 4 dias têm-se passado bem, com alguns períodos com muito pouco vento e necessidade de usar o motor para avançarmos, e outros de vento mesmo pela popa, o que, com as ondas, se torna uma mareação menos confortável. Mas tudo tem corrido bem a bordo, sem sobressaltos.O dia 26 foi um dia praticamente sem vento, e tivemos que andar a motor todo o dia e noite.No dia 27, o vento reapareceu e foi um agradável dia de vela - e de descanso do barulho do motor…Na última noite o vento estava fraco, mesmo de popa, e o mar mais agitado, fazendo com que a retranca balançasse toda a noite com cada onda um pouco maior. Agora de manhã estão 10 nós pela popa, muito pouco para o Allegro e temos ajudado com o motor, fazendo “motorsailing”.Soubemos há 2 dias que se. read more...

26/05/2016

Allegro - TERÇA-FEIRA, 17 DE MAIO A QUARTA-FEIRA, 25 DE MAIO DE 2016

Largámos na manhã do dia 17, dentro da baía junto à cidade de Saint George, na Bermuda, com vento exactamente pela proa. Um espectáculo, todos aqueles barcos à vela a percorrerem o canal até ao mar aberto. Só não perfeito porque o vento era mesmo pela proa.Estava um dia de sol, vento de 12 nós, uma bolina inicialmente. O vento rondou de NE, para ESE, e finalmente SE toda a noite. Muitas nuvens durante a noite, mas ainda sem chuva. A pressão atmosférica estava nos 1027 quando largámos, e foi baixando progressivamente até aos 1018 dois dias depois, ficando o tempo sempre encoberto, ainda sem chuva. No dia 20, às 0400 h da madrugada (porque é que tudo acontece sempre pelas 04 da madrugada?) entrou uma vaga grande, súbita e inesperadamente, para o poço. Daí passou para o salão, e escorreu. read more...

23/05/2016

Allegro - SÁBADO, 7 DE MAIO A SEGUNDA-FEIRA, 16 DE MAIO DE 2016

Largámos a 7 de Maio de Nanny Cay (Tortola, BVI), com bom vento, um tanto irregular na sombra das ilhas, mas suficiente para andarmos bem à vela. Perto de 50 barcos, entre os que farão a ARC Europa e os que vão para os EUA (ARC USA). Durante a noite desse primeiro dia, o vento caiu e tivemos que ligar o motor durante algumas horas, até ao final do dia 8.Durante a noite de 8 e nos dias 9, 10 e durante a manhã do dia 11, houve sempre vento entre 12 e 15 nós, num largo de que o Allegro (e nós) gosta (gostamos) muito. Andámos muito bem, um velejar muito agradável, com o mar a sossegar progressivamente. Muito bom.Depois… acabou-se. O vento caiu completamente. E o fim da tarde de 11, todo o dia de 12 e 13 até chegarmos à cidade de Saint Georges, na Bermuda, teve que ser feito a motor. Uma. read more...

27/04/2016

Allegro - 27 ABRIL 2016

Exp.. read more...

12/03/2016

AVARIAS NA PERNA FORTALEZA-GRENADA

Duas que recentemente tivemos.A primeira aconteceu na madrugada de 04 de Março.Tinha ido à proa para uma vistoria rotineira quando ao olhar para a parte superior do mastro verifiquei que a genoa apresentava um rasgão na parte superior da valuma, logo depois da faixa de protecção UV.Com uma dimensão de 2-3 metros, a zona lesada não era mais extensa porque o vento estava muito fraco.A genoa e a vela grande foram feitas expressamente para esta aventura.A vela grande tem tido bastante utilização apresentando sinais de envelhecimento aqui e ali.Mas a genoa, essa é que tem tido uma utilização praticamente constante e um comportamento excepcional. Fez, no fundo toda a World ARC já que só foi retirada agora durante a última perna.Também com sinais de envelhecimento e desgaste fora já revista em. read more...